O Projeto codinome Ingrid (homenagem a minha princesinha) é uma idéia baseada em uma ferramenta que desenvolvi já faz algum tempo e que se tornou obsoleta devido aos recursos utilizados na época do seu desenvolvimento. Este projeto é, na verdade, um "reboot" dessa ferramenta.

O foco do projeto é o gerenciamento das informações relacionadas ao parque computacional de uma empresa. Em palavras mais simples, é um inventário de hardware e software.

A idéia é não só coletar e armazenar, mas também comparar e gerenciar:

Coletar
Este processo consiste na captura das informações de todos os computadores da rede, como: Sistema Operacional, Placa Mãe, Processador, Memória, Discos Rígidos, Softwares Instalados, etc.

Armazenar
Este processo consiste no armazenamento das informações em um Banco de Dados para melhor tratamento do que foi coletado.

Comparar
Este processo consiste na verificação das informações coletadas e geração de informações dinâmicas para tomadas de decisão, como: alterações de configuração de hardware, instalações de softwares não autorizados, falta de espaço em disco, atualizações automáticas ausentes, etc.

Gerenciar
Este processo consiste na execução de rotinas no computador de forma remota (sem precisar ir ao computador), como troca de IP, instalação de software, etc.

Esses serão alguns dos recursos do Projeto. Muita coisa ainda está por vir.

No projeto, hoje, estão trabalhando: eu, eu mesmo e mim (e mim não faz nada :P). A medida que novidades forem surgindo, vou publicando aqui no blog.

Desde já, agradeço a atenção e interesse em ler este texto.

Christiano Mendes

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Diário Técnico - 30 de maio de 2011

Ler dados da CIMv2 é interessante... Mais interessante ainda é quando juntamos esses dados em um único ponto e podemos observar que o que fora feito para padronizar, possui uma certa despadronização. Vejamos:

- Coletei informações da placa mãe de um computador e encontrei o fabricante "Intel". Neste mesmíssimo computador, coletei informações do processador e encontrei o fabricante "GenuineIntel". Não é o mesmo fabricante?!

- Outra nóia da Intel é começar o nome do processador com diversos espaços em branco, ou seja, ao invés de ser "Intel Pentium ..." é "                Intel Pentium...". Explica isso?!

Outra também bem legal:

- Coletei informações do disco rígido de um computador e no fabricante não vinha nada, mas no modelo estava "SAMSUNG HD500...". Assim fica difícil!!

Vou ter que organizar essa Salada de Frutas para ter algo mais apresentável dentro do Projeto. Este era um processo que já existia na minha antiga aplicação: Eu coletava as informações, submetia-as a uma triagem (isso dava um trabalho, mas o resultado valia o esforço), e só então armazenava os dados em uma estrutura que chamava de "Base Oficial". Tô vendo que não vou fugir desse processo.

Quanto mais exploro a CIMv2, mais idéias mirabolantes eu tenho. Já consigo coletar informações que antes nem imaginava e isso me fez pensar em novas funcionalidades para o Projeto como comparativo de configuração de rede ou até mesmo documentação da rede (até hoje, não conheço nenhum software que faça isso).

E tem também a parte de software. Essa eu ainda nem comecei a trabalhar, mas algumas idéias já começam a surgir. Coisas como política de uso interno do software ou associação ao contrato de licenciamento e por aí vai... Mas vou deixar esse cara para depois, o foco agora é o hardware.

O modelo de dados já está ficando bem complexo e com as normalizações de alguns campos, a coisa só aumenta. :P

Mas, não tenho pressa... Não tenho prazo de entrega do Projeto. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário