O Projeto codinome Ingrid (homenagem a minha princesinha) é uma idéia baseada em uma ferramenta que desenvolvi já faz algum tempo e que se tornou obsoleta devido aos recursos utilizados na época do seu desenvolvimento. Este projeto é, na verdade, um "reboot" dessa ferramenta.

O foco do projeto é o gerenciamento das informações relacionadas ao parque computacional de uma empresa. Em palavras mais simples, é um inventário de hardware e software.

A idéia é não só coletar e armazenar, mas também comparar e gerenciar:

Coletar
Este processo consiste na captura das informações de todos os computadores da rede, como: Sistema Operacional, Placa Mãe, Processador, Memória, Discos Rígidos, Softwares Instalados, etc.

Armazenar
Este processo consiste no armazenamento das informações em um Banco de Dados para melhor tratamento do que foi coletado.

Comparar
Este processo consiste na verificação das informações coletadas e geração de informações dinâmicas para tomadas de decisão, como: alterações de configuração de hardware, instalações de softwares não autorizados, falta de espaço em disco, atualizações automáticas ausentes, etc.

Gerenciar
Este processo consiste na execução de rotinas no computador de forma remota (sem precisar ir ao computador), como troca de IP, instalação de software, etc.

Esses serão alguns dos recursos do Projeto. Muita coisa ainda está por vir.

No projeto, hoje, estão trabalhando: eu, eu mesmo e mim (e mim não faz nada :P). A medida que novidades forem surgindo, vou publicando aqui no blog.

Desde já, agradeço a atenção e interesse em ler este texto.

Christiano Mendes

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Diário Técnico - 19 de maio de 2011

Hora de por a mão na massa!

Primeira etapa é a Coleta dos Dados. Minha intenção é fazer isso sem ter que instalar nada no Cliente. Tudo vai ficar por conta do Servidor. Tenho feito testes utilizando o WMI com o Powershell para a Coleta dos Dados e estou gostando muito do resultado. Vou seguir por esse caminho. Mais pra frente, talvez seja interessante eu olhar o WBEM e o SNMP para expandir a Coleta para outras plataformas. Mas prefiro ir devagar para não surtar antes. :P

O WMI tem informação pra ca**lho. Vou começar com algumas que acho importante e a medida que o projeto cresce vou agregando novos dados. Resolvi gerar um arquivo XML com os dados coletados. No meu antigo projeto eu gerava um arquivo INI. Quis mudar para conhecer o XML e achei muito mais prático. A visualização do arquivo XML no IE é muito mais amigável do que o antigo INI no bloco de notas (argh).

O Banco de Dados (lógico) será o SQL Server (sou MS addicted, esqueceram?). Criei umas tabelas para receber os dados coletados. O próximo passo é importar os dados do XML para o SQL Server.

Pesquisando na net achei um esquema chamado "SQL XML Bulk Load"... fantárdico!!! Depois de muito digitar, criei um arquivo XSD que relaciona os elementos do meu XML aos campos das tabelas que criei. E o cara ainda gera a chave primária e replica para as tabelas filho criando todo o relacionamento dinamicamente! (Yess)

So far.. so good! Até agora tudo fluindo bem. Hora de revisar os atributos das tabelas. Defini a maioria como varchar(max) só para testar o funcionamento do Bulk Load. Agora tá na hora de definir tudo bunitim...

Stay tuned for news!

Nenhum comentário:

Postar um comentário