O Projeto codinome Ingrid (homenagem a minha princesinha) é uma idéia baseada em uma ferramenta que desenvolvi já faz algum tempo e que se tornou obsoleta devido aos recursos utilizados na época do seu desenvolvimento. Este projeto é, na verdade, um "reboot" dessa ferramenta.

O foco do projeto é o gerenciamento das informações relacionadas ao parque computacional de uma empresa. Em palavras mais simples, é um inventário de hardware e software.

A idéia é não só coletar e armazenar, mas também comparar e gerenciar:

Coletar
Este processo consiste na captura das informações de todos os computadores da rede, como: Sistema Operacional, Placa Mãe, Processador, Memória, Discos Rígidos, Softwares Instalados, etc.

Armazenar
Este processo consiste no armazenamento das informações em um Banco de Dados para melhor tratamento do que foi coletado.

Comparar
Este processo consiste na verificação das informações coletadas e geração de informações dinâmicas para tomadas de decisão, como: alterações de configuração de hardware, instalações de softwares não autorizados, falta de espaço em disco, atualizações automáticas ausentes, etc.

Gerenciar
Este processo consiste na execução de rotinas no computador de forma remota (sem precisar ir ao computador), como troca de IP, instalação de software, etc.

Esses serão alguns dos recursos do Projeto. Muita coisa ainda está por vir.

No projeto, hoje, estão trabalhando: eu, eu mesmo e mim (e mim não faz nada :P). A medida que novidades forem surgindo, vou publicando aqui no blog.

Desde já, agradeço a atenção e interesse em ler este texto.

Christiano Mendes

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Diário Técnico - 06 de junho de 2011

Ha!

A V1 do Diagrama de Entidade-Relacionamento está pronta e o Bulk Load do arquivo XML está funcionando maravilhosamente bem. E, pra variar, foram feitas novas modificações e claro, novos dados estão sendo coletados. Só um pequeno peek: Estou coletando as ACEs dos compartilhamentos... O que isso significa?! Hum... Vejamos...... Backup dos compartilhamentos...? Documentação dos compartilhamentos...? Exportação dos compartilhamentos...? As opções são vastas!

Como disse no post anterior, tá na hora de arrumar a Salada de Frutas: Eu, particularmente, gosto de saber "o que está rolando na minha rede" e, para isso, crio um mecanismo que me informa todo e qualquer hardware ou software novo que aparece nos computadores. Convenhamos que, por mais Políticas de Segurança ou Restrições que são impostas aos usuários, sempre tem aquele espertinho ou "computador privilegiado" que instalam softwares por contra própria sem saber se podem ou não. Por isso, acho importante saber quando um software (digamos ainda não catalogado) aparece em algum computador da rede e por que não, criar um mecanismo para questionar o usuário o motivo da instalação daquele software? Imagina a cena: O usuário recebendo uma mensagem: "Favor, justifique o motivo da instalação do software tal neste computador:" Rá! Tenho certeza que ele ia ficar branco na hora :P Ainda mais se for um CS (Counter Strike) ou similar xD.

Ainda estou na dúvida se crio ou não um cliente para instalação nas estações de trabalho. Um esquema de execução remota seria mais fácil, mas poderia consumir muita banda; ao passo que um cliente em cada estação de trabalho abriria o leque para rotinas de monitoramento e menor tráfego de rede, mas daria um pouco mais de trabalho na questão de atualização dos clientes e abertura de portas no firewall. Vamos ver o que o futuro dirá.

No mais, bora conhecer o Visual Studio e escolher se aprendo VB ou C#. Cya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário